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Privacidade e proteção de dados: como a LGPD pode impactar sua equipe de marketing e vendas

Marketing e vendas são áreas extremamente beneficiadas pela captação de dados e que devem manter estratégias unidas sempre, mas principalmente agora com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, juntamente com as penalidades da LGPD. A antiga prática de cold calls, por exemplo, está praticamente descartada. Mas existem formas de operar de maneira alinhada à regulamentação. Nós vamos te mostrar como.

Quais são as penalidades da LGPD

A LGPD assegura a privacidade dos cidadãos brasileiros por meio de regras para coleta, armazenamento e tratamento de informações dessas pessoas, incluindo dados sensíveis. As organizações que descumprirem as determinações da norma estarão sujeitas às sanções da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). As penalidades incluem multas – que podem chegar a R$ 50 milhões -, modificações na operação e publicização do incidente.

Nunca é demais reforçar que, por tratamento, a norma entende tudo o que se faz com a informação: coleta, arquivamento, duplicação e compartilhamento. Isso para citar apenas alguns exemplos dos diversos caminhos percorridos por um dado dentro e nos arredores de uma organização.

Os impactos de LGPD nas áreas comerciais

Nas áreas de vendas e marketing, os dados pessoais dos cidadãos são a matéria-prima e o bem mais valioso das ações de atração, prospecção, relacionamento, retenção e fidelização das pessoas. Isso quer dizer que, sem boas práticas, corre-se o risco de ter uma base com dados não legítimos, o que aumenta consideravelmente os riscos de sanções.

Mas acreditamos fortemente que os riscos serão minimizados se a organização entender a LGPD e a privacidade e proteção de dados como algo acima da lei. Aqui na Etek NovaRed esses fatores são valores, uma prova de respeito a quem nos confia um dado e uma ferramenta em prol da reputação do negócio.

Três boas práticas para marketing e vendas operar em conformidade com a LGPD

Via de regra, uma organização só terá o direito de manter em sua base dados dos cidadãos brasileiros – clientes, funcionários, parceiros, fornecedores e prospects – para ações legais, como formatação de contratos, obrigações regulatórias ou legítimo interesse, por exemplo. Se o uso de dados estiver exclusivamente relacionado a ações de marketing, é preciso tomar as seguintes precauções:

  1. Ter uma política clara de privacidade e proteção de dados

Nesse documento deve estar expresso todo o fluxo do dado dentro da companhia e para fora dela, bem como medidas para prevenir e remediar ameaças à base ou o vazamento de informações. Com essas diretrizes estabelecidas e compartilhada com os colaboradores-chave, ficará mais fácil atender os direitos dos titulares de dados garantidos pela LGPD.

  1. Só inserir ou manter na base dados conquistados de maneira legítima 

Definitivamente, comprar lista de dados está fora de cogitação. Além disso, quando a captação das informações dos cidadãos brasileiros for feita por portal, Instagram e outras páginas de navegação, é necessário o consentimento expresso do titular de dados. No texto deve estar expresso o objetivo da coleta, bem como as consequências desse não-consentimento e os termos e as práticas quanto à revogação desta autorização.

  1. Ter controle automatizado e seguro sobre as informações que estão em poder da empresa

Entre os direitos garantidos pela LGPD aos titulares dos dados estão o acesso às informações, a confirmação dos tipos de tratamento realizados e a revisão das decisões com base em tratamento automatizado, bem como a correção, anonimização, bloqueio, eliminação ou portabilidade das informações, dependendo do caso. Todas essas ações só poderão ser feitas de maneira ágil e eficiente se a organização contar com um sistema automatizado.

A LGPD chegou para ficar, não há mais dúvidas sobre isso. A expectativa é de que a ANPD funcione como o Procon da privacidade e proteção de dados. E tenha certeza de que os cidadãos vão fazer valer os seus direitos. Por isso, o melhor caminho é se adequar o quanto antes.

Os especialistas da Etek NovaRed estão totalmente alinhados à LGPD e à disposição para auxiliar o seu negócio a navegar com mais tranquilidade por esse novo momento. Vamos agendar uma reunião?

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