Início » Blog » Segurança de dados: A grande virada das empresas de tecnologia

Segurança de dados: A grande virada das empresas de tecnologia

Foi-se o tempo em que as empresas de tecnologia eram contratadas apenas para instalação de programas, manutenção de rede ou outra ação operacional qualquer relacionada a computadores. Elas ainda existem, mas, mesmo entre essas, muitas já assumiram o posto de parceira das organizações, auxiliando clientes a potencializar e transformar os negócios, tudo dentro das regras de compliance e com segurança e governança de dados, se possível, com soluções em ambiente de nuvem, a famosa cloud computing.

Somos mais de 190 mil empresas

Um estudo da Abes e do IDC aponta que em 2018, o investimento em tecnologia no Brasil cresceu 9,8% em relação ao ano anterior. Esse dado colocou manteve o País na 9a colocação do ranking mundial de investimentos em TI. A mesma pesquisa previu que, até o final de 2019, somente as soluções de segurança da informação atinja investimento total nacional de US$ 671 milhões, crescendo 2,5 vezes mais rápido que as soluções tradicionais.

Com relação ao número de empresas do setor de tecnologia ativas no Brasil, um levantamento de 2018, estima que elas somem mais de 190 mil. Considerando a transformação digital, é possível afirmar que esse número não vai parar de crescer, gerando um desafio de sobrevivência para as empresas do setor, principalmente as que foram fundadas há mais tempo. Isso porque, vez ou outra, chegam ao mercado startups, que, pela natureza do negócio, possuem equipes com alta capacidade de, como dizem por aí, trocar o pneu ainda que o carro esteja em movimento.

 Nosso diferencial está na credibilidade

 Na Etek NovaRed, por exemplo, a alta competitividade do mercado de soluções de segurança da informação tem feito com que a companhia redobre esforços para:

  •     Estar atenta ao surgimento e aos detalhes de regulamentações que envolvam governança e segurança de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados;
  •     Manter a equipe atualizada quanto a tendências em soluções e informações sobre as últimas vulnerabilidades e notícias de segurança da informação;
  •     Oferecer um serviço de qualidade, com custo-benefício e respeito à sociedade e às necessidades dos clientes;
  •     Firmar parcerias estratégicas com os principais desenvolvedores de soluções;
  •     Oferecer atendimentos consultivos, preventivos e corretivos;
  •     Atender prontamente as dúvidas e os problemas do cliente; e
  •     Ter foco em regras de compliance.

Ensine seu público a respirar tecnologia

Se antes tecnologia era assunto exclusivo do departamento de TI, hoje raríssimas são as áreas que operam sem ela. Isso faz com que todos os líderes de negócio de uma organização possam ser vistos como potenciais consumidores da sua solução ou influenciadores na decisão de compra. E, seu time de vendas precisa ter essa informação.

Com relação ao seu cliente, é importante que, além de vender soluções, você se disponha a promover a cultura sobre a importância da privacidade de dados, afinal, todos sabemos que informações podem ser utilizadas tanto para o bem quanto para o mal. O aprendizado deve ser adquirido e internalizado pelos membros da diretoria e cascateado a todos os níveis hierárquicos fazendo com que todos sejam vistos como guardiões de informações.

Tópicos