Por mais inovadora que seja a cibersegurança de um ambiente digital, nenhuma organização estará 100% segura contra a insistência de um atacante e a crescente especialização desses cibercriminosos. Então, a solução, então, é investir em scans de vulnerabilidades, paralelamente a métodos, processos e tecnologias que garantam a privacidade e a proteção de dados, sistemas e aplicações. Quer saber como as empresas mais maduras estão atingindo esse objetivo? Então, não deixe de ler esse post.
O que é scan de vulnerabilidades?
Como o próprio nome sugere, o scan de vulnerabilidade é um software programado para fazer uma varredura em ambientes e dispositivos na tentativa de identificar pontos de desproteção ou de proteção inadequada, que possam facilitar o acesso de um hacker a locais e informações confidenciais. Faz isso, inclusive, por meio de testes de invasão. Ou seja, age na prevenção e na correção de falhas.
Principais vulnerabilidades de cibersegurança de um ambiente digital
Uma das principais dores de cabeça dos profissionais de cibersegurança é garantir que não haja a quebra do controle de acesso. Mas os cibercriminosos também costumam encontrar “portas abertas” em falhas de criptografia, na inserção de código maliciosos nas aplicações, nos itens que não consideram a segurança no design, nas más configurações de ambientes e no alto intervalo entre o ataque e a identificação da ocorrência. Isso para citar apenas algumas das muitas possibilidades desse acesso indesejado.
Vicarius Topia: a solução para unificar as ferramentas de scans de vulnerabilidade
É possível fazer o gerenciamento de exposição digital indevida de uma forma rápida e eficiente por meio da Vicarius Topia. Trata-se de uma solução que unifica as ferramentas que fazem gerenciamento de vulnerabilidades de patches, de patches virtuais e da implantação automatizada de scripts. Isso, não apenas para encontrar problemas, mas para solucioná-los de maneira adequada.
Champion bodybuilder to pay £55k for lockdown breaches at gym primabolan vegan bodybuilder wins seat in parliament after national protestsNa prática, de maneira automática, o Vicarius Topia realiza teste e instalação de patches nos ativos do ambiente digital, com base em estratégia, que inclui avaliação da severidade do incidente e do tempo de inatividade. Nossa solução cobre aplicações de terceiros, Windows, Linux e Mac com um único painel para reduzir com eficiência todos os riscos. Então, o encontro e a eliminação de ameaças é possível graças a:
- Automação de Patches (SOs e apps)
- Patchless ProtectionTM
- Agendamento de Scripts
- Rollout de ativos
- Upgrades de SO
- Deployment de Software
- Biblioteca de Scripts
- Reboot Gerenciado
Automação: o caminho da Vicarius Topia para reduzir o risco e o esforço
Com ações automáticas, a solução Vicarius Topia promove a mitigação das ameaças, como menos esforço humano. São iniciativas que incluem:
- Rotinas baseadas em Grupo
- Agendamento de Remediação
- Automação de Patching
- Automação de Scripting
- Automação de Updade de SO
- Acompanhamento de Ações
- Logs de Auditoria
- Aplique Ações Sequenciais
Por fim, quando o assunto é cibersegurança, a dinâmica entre quem ataca e defende pode ser traduzida como um eterno duelo entre quem é mais forte. A boa notícia é que, finalmente com os métodos, os processos e as tecnologias adequadas para o seu negócio, sua organização terá mais fôlego que os criminosos entre um round e outro. Assim sendo, nós estamos à disposição para nos posicionarmos ao lado da sua companhia nessa batalha. Vamos agendar uma reunião?