Importante avaliador de tendências, ferramentas e práticas em TI, o Gartner atua como um guia das organizações nesse cenário de acelerada transformação digital. Opera como um mix de instituto de pesquisa em TI e consultoria na área, tendo entre suas iniciativas estudos, eventos, certificações, insights e orientações customizadas. Tudo para que os líderes de negócios, TI e SI possam tomar as melhores decisões.
Diante da necessidade de projetos de SI mais ágeis e responsivos, o Gartner elencou 9 tendências muito relevantes para que os executivos protejam suas organizações com eficiência, mitigando as chances de vulnerabilidades de segurança.
9 tendências em segurança cibernética
De acordo com relatório do Gartner, iniciativas de tecnologia continuam no topo da lista de prioridades dos CEOs. Eles explicam que essa realidade está transformando o contexto operacional das empresas, impulsionando investimentos que permitem que as equipes de SI sejam mais resilientes.
Considerando esse cenário, na visão dos especialistas da consultoria, 9 são as tendências:
1. IA generativa
É possível elevar a reputação e o desempenho da função de segurança por meio da inteligência artificial generativa (GenAI) em colaboração com diferentes áreas do negócio. Isso é útil para estabelecer bases para o uso ético, seguro e protegido dessa tecnologia disruptiva.
2. Programas de comportamento e cultura de segurança
Os Programas de Comportamento e Cultura de Segurança (SBCPs) existem para minimizar incidentes de segurança cibernética associados à jornada dos usuários no ambiente digital.
3. Métricas orientadas a resultados de segurança cibernética
Trata-se de um conjunto de dados que permitem que as partes interessadas em segurança cibernética tracem uma linha reta entre o investimento em soluções e a proteção conquistada.
4. Modelos operacionais de segurança cibernética em evolução
A aquisição, criação e entrega de tecnologia continuam a migrar das funções centrais de TI para as linhas de negócios. Isso representa uma quebra nos modelos operacionais tradicionais de SI. Os líderes de SRM estão adaptando seus modelos operacionais para atender às suas necessidades de negócios.
5. Requalificação de segurança cibernética
As habilidades que as equipes de SI precisam estão mudando drasticamente, mas os líderes de segurança cibernética continuam a contratar para funções e habilidades legadas. Os gestores de SRM devem requalificar suas equipes treinando times existentes e contratando talentos com novos perfis.
6. Gerenciamento contínuo de exposição a ameaças (CTEM)
As superfícies de ataque organizacional se expandiram enormemente nos últimos anos. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela adoção acelerada de SaaS, expansão das cadeias de suprimentos digitais, aumento da presença corporativa nas mídias sociais, desenvolvimento de aplicativos personalizados, trabalho remoto e interação com o cliente via Internet.
7. Ampliando o valor de segurança cibernética do IAM
O papel do IAM na segurança cibernética tem aumentado constantemente. Em 2023, o IAM foi o segundo tópico de discussão mais popular entre os líderes de SRM que usam o serviço de consulta de clientes do Gartner.
8. Gestão de Riscos de Segurança Cibernética de Terceiros
A inevitabilidade de terceiros vivenciarem incidentes de segurança cibernética está pressionando os líderes de SRM a se concentrarem mais em investimentos orientados à resiliência e a se afastarem de atividades de due diligence de carga frontal.
9. Desacoplamento de Dados e Aplicativos Orientados à Privacidade
Empresas multinacionais que dependem de aplicativos de locatário único, há décadas, enfrentam crescentes demandas de conformidade e riscos de interrupção de negócios. Isso se deve ao aumento dos requisitos nacionalistas de privacidade e proteção de dados e localização que resultam em fragmentação forçada de arquiteturas de aplicativos organizacionais e práticas de localização de dados.Entendemos que gerenciar a segurança cibernética pode ser uma missão desafiadora, especialmente com uma vasta gama de soluções e fornecedores disponíveis no mercado. No entanto, nossos especialistas estão prontos para esclarecer as suas dúvidas e te guiar rumo às melhores escolhas. Vamos agendar uma reunião?