Início » Blog » Maturidade digital multi cloud: por que a gestão da segurança da informação é importante

Maturidade digital multi cloud: por que a gestão da segurança da informação é importante

Cloud security é o tema que tem rondado a reunião de líderes de negócio nesse período pós-pandemia. Isso porque, nos últimos anos muitas organizações fizeram uma migração acelerada para o ambiente multi cloud, sem a devida gestão da segurança da informação. Esse cenário se deu, principalmente, quando as companhias, da noite para o dia, precisaram rever as suas estratégias para continuar operando a qualquer hora e de qualquer lugar. Foi preciso garantir que usuários do ambiente digital tivessem facilidade de acesso aos dados, principalmente aos mais utilizados e aqueles considerados mais estratégicos.

Configurações de privacidade: um ponto de atenção para quem adere ao ambiente multi cloud

Nessa migração, muitas organizações falham no quesito confiabilidade. Na prática, isso quer dizer realocar o negócio na cloud privada e pública, sem as devidas configurações de privacidade, confiando apenas nas ferramentas de segurança cibernética que a nuvem possui. Muitas companhias não se deram conta de que, por contrato, nesse ambiente, a segurança digital é compartilhada, ou seja, o provedor é responsável por garantir a segurança do ambiente e quem contrata o serviço fica responsável por proteger os dados e as aplicações que nele estão.

MSS: uma estratégia eficiente para elevar a gestão da segurança da informação 

Em muitas organizações, a cloud security tem sido garantida por meio da adesão aos Serviços Gerenciados de Segurança da Informação, também conhecidos pela sigla MSS (Managed Security Services). Com ele, as organizações conquistam uma visibilidade mais eficiente do ambiente digital. Isso quer dizer monitorar de maneira ininterrupta o comportamento dos usuários, a jornada dos dados, o desempenho das soluções e as possíveis tentativas de ataque. Tudo com configurações de privacidade adequadas. Quando essa gestão é realizada por uma empresa especializada e dedicada à ação, a organização eleva, de maneira considerável, a sua gestão de segurança da informação e, consequentemente, da sua capacidade de respostas a incidentes de ameaças cibernéticas.

Como escolher um parceiro de MSS

Comparado a um ambiente on-premise, a visibilidade e a configuração de privacidade em cloud são processos processo muito específicos, complexos e sofisticados. Por isso, na escolha de um parceiro de MSS, prefira aquele que tenha:

  • expertise nas especificidades da nuvem;
  • cases de sucesso para apresentar;
  • playbooks com scripts de respostas a incidentes;
  • conexão com pontos externos de inteligência, como a FIRST, uma organização reconhecida globalmente pela sua liderança em resposta a incidentes de segurança digital;
  • capacidade de oferecer recomendações adequadas com relação a estruturação, a operação, ao uso e a segurança do ambiente cloud.

Com visibilidade eficiente do ambiente da TI, a organização tem mais recursos para entender a própria maturidade digital e, então, criar estratégias de segurança mais adequadas às reais ameaças ao seu negócio e garantir mais investimentos para as áreas de TI e SI.

Nós sabemos como auxiliar o seu negócio nesse e em outros desafios relacionados à gestão de segurança da informação do ambiente digital do seu negócio. Vamos conversar mais sobre isso?

Tópicos