Início » Blog » Gestão da segurança da informação: o que torna seu data center seguro?

Gestão da segurança da informação: o que torna seu data center seguro?

O Data Center é o local onde ficam armazenados os sistemas computacionais de uma organização, portanto, é também onde circulam informações valiosas da companhia e do negócio como um todo. A gestão da segurança da informação, por meio da constante avaliação de boas práticas na proteção desse ambiente visa manter a empresa longe das ameaças cibernéticas, por meio de análises técnica das configurações, alinhamento das regras dos equipamentos de firewall e detecção de oportunidades de melhoria de algum dos seus componentes ou elementos de configuração.

Para que a cibersegurança de um data center seja eficiente, recomendamos atenção a seis fatores:

1. Qualidade do fornecedor

Seja para o fornecimento de produtos ou serviços, nunca devemos nos guiar apenas por preços. É fundamental checar referências e casos de sucesso, além de avaliar a capacidade dessa companhia para oferecer um atendimento consultivo, esclarecer dúvidas, conhecer o seu mercado de atuação e inovar, principalmente dentro dos conceitos de cloud computing e de transformação digital. Aí sim você terá mais recursos para avaliar a proposta pelo viés de custo-benefício.

2. Localização segura e de fácil acesso

Durante a vida útil do data center, ele vai precisar passar por reparos e atualizações locais. Em alguns momentos, acessos remotos não serão suficientes. Por isso, é fundamental que ele sua estrutura física esteja em um local de fácil acesso, tanto para a chegada de equipes quanto de equipamentos, e o mais protegido possível de desastres naturais ou causados por humanos, como os incêndios.

3. Infraestrutura escalável

Considerando os avanços tecnológicos, é muito importante que o Data Center tenha uma estrutura preparada para crescer, no curto, médio e longo prazo. Essa é a forma mais estratégica de otimizar investimentos, sejam eles iniciais ou futuros. Mas é fundamental que todas as ações sejam cuidadosamente planejadas para não pagar por algo que não será utilizado. Nunca esquecendo, claro, da importância da adequada refrigeração do equipamento.

4. Alta disponibilidade

É mais eficiente o data center que opera 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, com alta disponibilidade e performance, sem oscilações, com alto poder de recuperação diante de ataques ou ameaças cibernéticas. Para isso, é fundamental que ele tenha autonomia de energia e climatização.

5. Soluções de segurança

É o princípio da cibersegurança e da gestão de segurança da informação que apenas pessoas devidamente autorizadas tenham acesso ao Data Center. Tanto o ambiente físico quanto digital deve contar com monitoramento ininterrupto. É fundamental, ainda, zelar pela privacidade e proteção dos dados por meio de soluções de tecnologia, incluindo criptografia e autenticação multifator, com os devidos protocolos de disaster recovery, principalmente porque o cibercrime é uma guerra invisível.

6. Suporte técnico especializado

Toda instalação, configuração e manutenção de equipamentos e soluções de tecnologia devem ser realizadas por profissionais especializados. Isso garante que a sua organização sempre tenha acesso ao que há de melhor na jornada da transformação digital e se mantenha longe das ameaças cibernéticas. E mais: garante, ainda, que todos os itens do seu parque tecnológico estejam alinhados às estratégias de crescimento do seu negócio.

Um dos serviços prestados por nós da NovaRed é a consultoria em avaliação da gestão da segurança da informação do data center. Caso você tenha alguma dúvida sobre as ameaças cibernéticas que possam estar rondando o seu ambiente, estamos à disposição para auxiliar. Vamos agendar uma reunião?

Tópicos