A experiência do cliente, principalmente no ambiente on-line, é um tema que tem ganhado cada vez mais importância nas estratégias das empresas. Porém, a captura de dados dessas pessoas e o uso de plataformas que auxiliam as organizações a serem mais eficientes no atendimento e no entendimento do consumidor parecem ir na contramão da privacidade e proteção de dados.
De que forma as companhias podem navegar por esse cenário, garantindo a segurança do seu negócio e dos seus clientes? É sobre isso que vamos falar neste post.
Serviços Gerenciados: um caminho estratégico para mitigar o cibercrime
A tecnologia evolui a passos largos. A cada dia surgem novas soluções que vão deixando o ambiente de TI cada vez mais complexo. Recentemente, tivemos a explosão do home office e do trabalho híbrido, que colocou um pedacinho da organização na casa de cada colaborador ou em outro local que cada um tenha escolhido trabalhar. Paralelamente a esses e outros movimentos do mundo corporativo digital sem perímetro.
O Serviço Gerenciado chega justamente para orquestrar toda essa complexidade, enquanto auxilia a organização a ficar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outros compliances. Por meio dele é possível garantir o monitoramento, a integridade e a privacidade e proteção dos dados que estão em poder da companhia.
Como escolher um parceiro de Serviços Gerenciado
Na escolha por um parceiro de Serviços Gerenciados em Segurança da Informação, prefira um que possa te garantir:
1. Efetividade na detecção de incidentes
Uma empresa especializada em Serviços Gerenciados tem expertise nas melhores práticas de monitoramento e resposta a incidentes, bem como nas disciplinas de prevenção e detecção de ataques. Por isso, quando for escolher um fornecedor, prefira os que apresentem casos de sucesso e façam análise dos seus ambientes interno e externo. É fundamental, ainda, que ele trabalhe com processos de Threat Intelligence, que possibilitem a antecipação de ataques e atualizações rápidas sobre as tendências, vulnerabilidades e incidentes em curso em nível mundial.
2. Equipe qualificada
Uma empresa especializada também se caracteriza pela adequada qualificação dos seus profissionais. No caso da Etek NovaRed, Segurança da Informação é o nosso core business, o que nos leva a considerar nossos profissionais como nosso maior investimento, com amplos planos de retenção e capacitação. Este último, feito de maneira ininterrupta.
3. Serviço customizado
Dores, desafios e riscos particulares de cada organização devem ser o norte das soluções de segurança da informação que nelas serão aplicadas. É um erro simplesmente replicar o projeto de uma empresa em outra sem as devidas customizações. Faz parte desse processo, inclusive, avaliar as tecnologias que os clientes já possuem e fazer um tuning para garantir que todos os seus recursos sejam utilizados de forma eficaz.
Invista na conscientização de colaboradores e clientes
O fator humano segue como um importante ponto de vulnerabilidade dos ambientes digitais das organizações. Por isso, paralelamente à adoção de métodos, processos e ferramentas de tecnologia, invista tempo e recursos financeiros em campanhas de conscientização do seu público interno e externo relacionadas a ameaças e riscos cibernéticos. Aproveite para revisar as políticas da empresa quanto ao bloqueio de phishing e suas variantes.
Um ambiente de segurança da informação eficiente também diz respeito a um olhar atento para enxergar o que está acontecendo, o que pode acontecer, o que precisa ser feito e quais são as oportunidades e os riscos de cada ação.
Nossos especialistas sabem como fazer toda essa análise no seu negócio. Vamos bater um papo?