Início » Blog » Cinco motivos para entender a autenticação multifator como estratégia de segurança da informação

Cinco motivos para entender a autenticação multifator como estratégia de segurança da informação

Com o mundo cada vez mais digital, a superfície de risco dos dados de pessoas e organizações aumenta dia a dia. Não tem sido fácil manter a ameaça digital longe de dados sensíveis, pessoais ou confidenciais. E é nesse cenário que tem crescido a importância do uso da autenticação multifator, que pode – inclusive – estar na nuvem, como uma eficiente estratégia de segurança da informação.

Veja por que essa barreira deve estar no radar da sua organização 

1. Apenas login e senha são barreiras frágeis

O roubo e o comércio de logins e senhas é uma das práticas mais comuns no mundo do cibercrime. Paralelamente a essa realidade, existe a falha humana ao escolher senhas frágeis ou compartilhá-la de maneira indevida, além de softwares treinados para testar combinações de caracteres que compõem uma senha e vírus específicos para capturá-las.

2. Estamos em um mundo de perímetro zero

Com organizações mesclando sua operação entre os modelos presencial, remoto e híbrido, fomos levados a um mundo de perímetro zero. Nele, os colaboradores têm carregado um pedaço da empresa para diferentes lugares do planeta.

3. É preciso evidenciar a preocupação da empresa com segurança da informação

Ter um ambiente digital adequadamente protegido é um dos caminhos para que as organizações se mantenham em compliance com normas, como a Lei Geral de Proteção de Dados, e o mais longe possível de penalidades impostas por elas.

4. A autenticação multifator melhora a experiência do usuário

Um sistema, uma plataforma, um aplicativo ou um banco de dados equipado com autenticação multifator, sem dúvidas, é um ambiente digital mais confiável. Essa segurança tende a melhorar significativamente a experiência do usuário, seja ele cliente, fornecedor, colaborador ou parceiro de negócio.

5. É uma forma de otimizar recursos

Com a queda de incidentes cibernéticos e da consequente necessidade de direcionar recursos financeiros e humanos para remediar ataques, a organização pode otimizar os investimentos em ações estratégicas, enquanto também otimiza as ações das equipes de TI e SI para deixar o ambiente ainda mais sofisticado.

Solicitar que alguém confirme a própria identidade mais de uma vez antes de acessar uma plataforma, um aplicativo ou um sistema é uma das barreiras mais eficientes contra a ameaça digital. Se a solução tiver inteligência para operar de maneira adaptada à confidencialidade do dado e ao perfil dos usuários, a segurança da informação será ainda maior.

Nós sabemos como te ajudar a alcançar esse nível de excelência. Vamos agendar uma reunião?

Tópicos