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Negócios baseados em dados: seis fatores fundamentais de privacidade e proteção de dados

Empresas que sabem utilizar os dados a seu favor, certamente, têm grande potencial de conquistar mais clientes e preservá-los. Porém, quanto mais a transformação digital avança, mais o tema privacidade e proteção de dados cresce em relevância nas estratégias dos decisores.

Muito se fala no poder das análises em diferentes departamentos da organização, porém a discussão de como manter essas informações seguras ainda não está madura. Para auxiliar as companhias nessa jornada, neste post, vamos falar sobre métodos, processos e ferramentas fundamentais.

Seis fatores de segurança fundamentais

Dentro de uma organização, qualquer assunto que envolva informações de terceiros – clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros ou prospects -, deve passar pelo crivo de privacidade e proteção de dados. O objetivo é evitar ao máximo as duras penalidades da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Nesse contexto, é indicado que as empresas considerem incluir boas práticas e ferramentas de tecnologia adequadas em suas esteiras de ações relacionadas à coleta, ao armazenamento e ao tratamento das informações.

Aqui, nós destacamos seis fatores de segurança fundamentais:

1. Programa de Governança em Privacidade

Aqui na Etek NovaRed, ao entrar no nosso site, todos os visitantes têm acesso à nossa política interna de privacidade. Essa medida é bastante útil, mas ela é parte de um processo maior, que deve considerar as particularidades de cada negócio.

A Seção II da LGPD, por exemplo, determina que a organização deve implementar um programa de governança em privacidade que, no mínimo:

  • “demonstre o comprometimento do controlador em adotar processos e políticas internas que assegurem o cumprimento, de forma abrangente, de normas e boas práticas relativas à proteção de dados pessoais;
  • seja aplicável a todo o conjunto de dados pessoais que estejam sob seu controle, independentemente do modo como se realizou sua coleta;
  • seja adaptado à estrutura, à escala e ao volume de suas operações, bem como à sensibilidade dos dados tratados;
  • estabeleça políticas e salvaguardas adequadas com base em processo de avaliação sistemática de impactos e riscos à privacidade;
  • tenha o objetivo de estabelecer relação de confiança com o titular, por meio de atuação transparente e que assegure mecanismos de participação do titular;
  • esteja integrado a sua estrutura geral de governança e estabeleça e aplique mecanismos de supervisão internos e externos;
  • conte com planos de resposta a incidentes e remediação; e
  • seja atualizado constantemente com base em informações obtidas a partir de monitoramento contínuo e avaliações periódicas”.

2. Tecnologias de segurança

Um ambiente digital seguro conta com tecnologias de segurança focadas na proteção de infraestrutura de redes e de dados, além de controle à acesso e conteúdo, como a autenticação de multifator, e criptografia, seja para o compartilhamento seguro dos dados com parceiros autorizados ou para evitar que pessoas mal-intencionadas tenham acesso às informações.

Na escolha do melhor parceiro de tecnologia, prefira um que tenha profissionais treinados pelos fabricantes das ferramentas, com capacidade de oferecer suporte ininterrupto (24 x 7 x 365). Além disso, é importante que esse atendimento seja personalizado e rápido, contemplando visitas preventivas, relatórios periódicos com o status do contrato vigente e fornecimento de informações sobre notícias recentes de cibersegurança.

3. Data Protection Officer (DPO)

Quem é o DPO da sua empresa? É papel desse Encarregado para Proteção de Dados ser a ponte entre o Controlador de Dados, os titulares das informações e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), além de garantir que a companhia cumpra as determinações da LGPD e acumular algumas responsabilidades no que diz respeito à privacidade de dados dos titulares, como jurídica, auditoria, segurança da informação e compliance.

4. Consentimento dos titulares dos dados

Qual é a sua estratégia de captação de dados? Ao estruturar a sua, prefira coletar apenas os dados que realmente serão importantes para o negócio, com base no conceito “menos é mais”. Nesse ponto, vale destacar que a LGPD garante alguns direitos aos titulares das informações, entre eles:

  • Só ter seus dados utilizados mediante autorização explícita e por escrito;
  • Ter informações claras, objetivas e completas sobre o uso das informações;
  • Receber atualização sobre qualquer alteração nos processos da organização quanto ao tratamento dos dados;
  • Ser prontamente atendido quando manifestar o desejo de que seus dados sejam alterados ou excluídos dos arquivos da organização

5. Treinamento e conscientização do time interno

Dentro da organização, o ideal é que os colaboradores de todos os níveis hierárquicos se posicionem como “guardiões da informação”. Não apenas pela existência da LGPD, mas porque a privacidade e proteção de dados é parte do DNA da companhia e todos entendem que, em pouco tempo, a empresa que demonstrar preocupação genuína com os dados dos cidadãos terão a política de privacidade como um diferencial competitivo diante da concorrência”. Dessa forma, nossa recomendação é que a empresa promova uma série de treinamentos e ações de conscientização para que todos entendam a relevância do momento, a seriedade das regulamentações vigentes e os direitos e deveres da empresa e dos titulares das informações com relação aos dados.

6. Serviços Gerenciados

O Serviço Gerenciado é uma eficiente estratégia para orquestrar a complexidade dos atuais ambientes digitais, auxiliando as organizações a ficar em compliance com as diferentes regulamentações existentes, enquanto garante o monitoramento, a integridade, a privacidade e a proteção dos dados que estão em poder do negócio. O fornecedor desse serviço pode, inclusive, atuar como um parceiro da sua equipe interna de TI, liberando tempo para que o seu time foque especificamente em ações do core business.

Nunca é demais reforçar que o fator humano segue como um importante ponto de vulnerabilidade dos ambientes digitais de organizações de diferentes partes do mundo. Por isso, é tão importante aliar a conscientização do time a métodos, processos e tecnologias eficientes que, além de prevenir e mitigar a ação dos cibercriminosos, apoiem a organização da análise à reação de um ciberataque.

Nós sabemos como auxiliar a sua organização na jornada da transformação digital, considerando as especificidades do seu negócio. Vamos conversar mais sobre esse assunto?

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