Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor no Brasil e a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) estabelecida, o assunto privacidade e proteção de dados entrou definitivamente para a agenda de discussões dos líderes de negócios, de TI e de SI. Isso tem acontecido porque muitos já começam a entender que, de certa forma, precisam começar a se posicionar como guardiões da informação. E é nesse novo cenário que ganham força três tendências sobre privacidade:
1. Mais fiscalização por órgãos competentes
Com relação à privacidade e proteção de dados, no Brasil, temos a LGPD, que foi inspirada na lei europeia General Data Protection Regulation (GPDR) e que, em pouco tempo, deve ganhar o nível de importância similar ao concedido ao Código de Defesa do Consumidor. Acreditamos nisso por acompanhar de perto o quanto os titulares dos dados estão cada vez mais cientes de seus direitos. Mas, principalmente as organizações que têm negócios com companhias fora do País, precisam ficar atentas às legislações de privacidade existentes ao redor do mundo para operar em conformidade.
2. Privacidade como diferencial competitivo
A genuína preocupação com a proteção dos dados que circulam dentro da empresa tem sido vista como um claro sinal de respeito aos titulares das informações. Parceiros de negócios e investidores já estão bastante atentos a essa boa prática das organizações. Do ponto de vista dos clientes, a tendência é que, em pouco tempo, essas pessoas só queiram estabelecer relação com marcas que respeitem sua privacidade. Isso quer dizer que incorporar privacidade e proteção de dados ao DNA da companhia é uma das excelentes estratégias para expandir e desenvolver o negócio, além de atrair e reter os melhores profissionais, clientes, parceiros e investidores. Até mesmo porque, apesar de a ANPD ainda estar em processo de conscientização, penalidades severas serão aplicadas em algum momento.
3. Consolidação da automatização dos processos
Com o alto fluxo de dados dentro de uma companhia, o controle das informações manualmente, por meio de uma planilha de Excel, tornou-se um processo obsoleto, tanto pela dificuldade de manter os dados atualizados em tempo real quanto por ser uma ação extremamente vulnerável à falha humana. É por isso que soluções de tecnologia automatizadas por meio de business intelligence, machine learning e inteligência artificial têm sido tão demandadas. É com o apoio dessas soluções que as organizações digitalmente mais maduras têm uma visão mais ampla e em tempo real dos dados, incluindo jornada, ciclo de vida e fluxos das informações, conseguindo manter a governança de dados em dia.
Ter boas práticas com relação à privacidade, governança e proteção de dados é uma forma de manter o negócio longe de sanções e de multas, que, em alguns casos, podem ser fatais para a saúde financeira do negócio. Mas não é só isso. Existe, também, o fator reputacional que é incalculável. A imprensa está repleta de exemplos frequentes.
Nós sabemos que o processo para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados não é simples ou rápido. Mas nossos especialistas estão à disposição para auxiliar o seu negócio nessa jornada. Vamos agendar uma reunião?