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Equipe de TI x Serviços Gerenciados de Segurança: entenda onde está o complemento

Nem sempre a equipe interna de TI se sente confortável para receber fornecedores de outsourcing de segurança. Nossa percepção é de que esse serviço ainda é erroneamente visto como concorrente daquele que já vem sendo prestado internamente na organização. 

Porém, estamos aqui para afirmar que os Serviços Gerenciados de Segurança, também conhecidos como Managed Security Service e pela sigla MSS, têm potencial para se tornar o parceiro que a equipe interna de TI tanto precisa para se ver livre da sobrecarga e ser ainda mais estratégica para o core business. Nesse post nós vamos te contar como e por que essa parceria tem tudo para dar certo.

No Brasil, o risco cibernético está alto

Considerando a América Latina, o Brasil foi o país que registrou o maior número de ataques cibernéticos neste período de pandemia. As ameaças praticamente dividem-se entre redes domésticas e ambientes corporativos, de acordo com pesquisa da Kaspersky divulgada no Jornal O Estado de S. Paulo. O estudo aponta que os ataques referem-se, prioritariamente, a trojans bancários, cujos softwares maliciosos são capazes de roubar códigos, senhas e dados bancários. Há ainda um alerta para o crescimento do risco cibernético em aparelhos celulares, com o surgimento de uma nova classe de ataques específicos para esses dispositivos.

Três desafios das empresa na gestão da segurança da informação

A tecnologia evolui a passos largos e com ela aprimora-se a especialização dos criminosos em burlar a segurança na nuvem, além de descobrir vulnerabilidades de redes, sistemas e aplicações. Paralelamente a isso, cresce a pressão sobre as empresas para que elas estejam em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e atendam as exigências de normas específicas como a ISO 27000, enquanto navegam rumo aos desconhecidos desafios do mundo 5G, que chega para aumentar a exposição da segurança digital da sua empresa.

Dentro desse cenário de leis, acontecimentos, informações, tendências e constantes mudanças relacionadas à área de tecnologia da informação, as organizações ainda precisam lidar com:

  1. Equipe interna enxuta

Há tempos, não só as equipes de TI como de outras áreas de uma organização estão operando sob o conceito de executar mais com menos, ou seja, aumentar o volume de entregas sem elevar o quadro de colaboradores. Isso, seja por necessidade financeira, estratégia do negócio ou situação da economia, do País ou da organização. Em muitos casos, ainda existe o agravante de não se ter headcount para contratar um profissional especializado em Segurança da Informação, tendo em vista que a ação encareceria muito a área.

  1. Falta de mão de obra qualificada

Quando a realidade financeira da companhia permite que se contrate especialistas em SI para se unir à equipe interna de TI, em geral, a organização se depara com outra dura realidade: há mais vagas abertas no mercado do que profissionais qualificados para preenchê-las. Essa disparidade, além de inflar os salários dessas pessoas, exige que a empresa se desdobre para atrair e reter esses talentos, o que, mais uma vez, pode encarecer a área de maneira desproporcional às demais. Qualificar o time interno também é uma opção para superar esse desafio, mas a empresa precisa ter no radar que a ação exige constância para manter esses colaboradores prontamente atualizados quanto a normas, ataques e vulnerabilidades que se atualizam dia a dia, às vezes, sem aviso prévio.

  1. Expediente limitado

Suponhamos que a sua organização tenha optado pelo gerenciamento interno da infraestrutura de segurança da informação. O time se mantém de prontidão 24 horas por dia, durante sete dias por semana, de maneira ininterrupta? O que acontece se a sua empresa sofrer um ataque às 23h de um sábado? Há um plano para que essa ação maliciosa seja detectada em tempo real? Existe alguma possibilidade de o seu time só se dar conta do incidente na segunda-feira de manhã? Esses são pontos para serem avaliados com bastante atenção.

Dez benefícios do MSS para a sua empresa

Enquanto a equipe interna de TI cuida das demandas estratégicas, rotineiras e emergenciais relacionadas ao core business, incluindo o crescimento desse negócio, as ações do parceiro especializado de Serviços Gerenciados de Segurança beneficiam o seu negócio com: 

  1. administração e monitoramento da infraestrutura de segurança da informação de maneira ininterrupta;
  2. analista de segurança dedicado a entender o negócio, o sistema e suas vulnerabilidades;
  3. reorganização e revisão das políticas de segurança da informação da companhia;
  4. auxílio em medidas de configuração, proteção e segurança na nuvem;
  5. expertise para reagir prontamente a ameaças, ataques e incidentes;
  6. SOC´s certificados ISO 27001 e equipe altamente capacitada;
  7. visão atualizada das ameaças e potenciais ataques;
  8. aumento de maturidade da organização em SI;
  9. tecnologias eficientes e atualizadas; e
  10. minimização de riscos cibernéticos.

Diariamente, dentro de uma organização, circula um volume incalculável de dados estratégicos e de negócios, clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Com a perda de perímetro, diante da adoção do home office, o desafio de controlar essas informações cresceu ainda mais. Nesse cenário, por mais sofisticados que sejam os seus sistemas de proteção de rede e de dados, eles correm o risco de ser pouco eficiente sem o monitoramento feito por profissionais especializados e dedicados. Caso sua organização precise de orientação com relação aos Serviços Gerenciados de Segurança, fale conosco.

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