Não há dúvidas de que a inteligência artificial na cibersegurança tem potencial para moldar, transformar e potencializar o perfil e as ações dos profissionais da área. Isso porque a IA chegou ao departamento não apenas para agregar robustez a ferramentas e práticas contra cibercriminosos, mas também para ampliar conhecimentos, habilidades e abordagens dos membros da linha de defesa digital das empresas.
Diferentemente do que acontece em outras áreas do negócio, em SI, os profissionais parecem não se sentir tão ameaçados pelos avanços da tecnologia. O 2024 ISC2 Cybersecurity Workforce Study, aliás, indica que apenas um terço dos entrevistados está preocupado com a possibilidade de sua função não ser “à prova do futuro” em um mundo de Gen AI, enquanto os outros dois terços estão confiantes de que possuem experiência para complementar a tecnologia.
Caso você queira aprofundar as suas reflexões em tendências de segurança cibernética e no impacto da IA na segurança digital, esse artigo é para você. Não deixe de ler.
De que forma a IA tem transformado a carreira de profissionais de cibersegurança
O mapeamento do 2024 ISC2 Cybersecurity Workforce Study indica que 45% das equipes de segurança cibernética implementaram a Gen AI nas ferramentas de seus times. A expectativa é que essa implementação preencha lacunas de habilidades, melhore a detecção de ameaças e forneça vastos benefícios à segurança cibernética. Outras descobertas interessantes do estudo:
- Olhando para os próximos três anos, os profissionais de segurança cibernética acreditam que a Gen AI ajudará a reduzir o impacto da escassez de pessoal e lacunas de habilidades, uma importante informação para o constantes e persistentes desafios do setor para atrair e reter talentos;
- 68% dos profissionais concordam que dentro dos próximos dois anos, eles serão capazes de utilizar efetivamente a Gen AI como parte de sua função;
- 80% acreditam que seu conjunto de habilidades em segurança cibernética será mais importante em um mundo movido a IA;
- 66% dos profissionais acreditam que a Gen AI apresenta uma oportunidade de crescimento nas próprias carreiras; e
- 71% acreditam que a Gen AI permitirá que eles façam seu trabalho de forma mais eficiente.
Habilidades técnicas e comportamentais desejadas pelos empregadores entre as tendências de segurança cibernética
No momento de contratar ou promover um profissional da área segurança cibernética, o conhecimento em Inteligência Artificial na cibersegurança tem sido uma das habilidades técnicas mais observadas pelos empregadores. A lista se completa com demanda por conhecimento em segurança de computação em nuvem, engenharia de segurança, segurança de aplicativo, análise de segurança e governança e gerenciamento de risco e conformidade, com capacidade de avaliar, analisar e gerenciar ameaças.
Com relação às habilidades comportamentais, a demanda é por profissionais que tenham capacidade de resolver problemas, trabalhar em equipe, colaborar, se comunicar e pensar de maneira estratégica. A curiosidade e aprendizagem contínua também têm sido fatores observados nos perfis de candidatos a vagas e daqueles que estão sendo sondados para ascenderem dentro da empresa.
Caminhos valiosos para o crescimento na carreira
Quando questionados sobre os caminhos “muito valiosos” no desenvolvimento da própria carreira em cibersegurança, as vias mais citadas pelos respondentes foram: a oportunidade de ter trabalhado na área de TI, a obtenção de um certificado em segurança cibernética e a chance de estagiar na área. É interessante, porém, observar que uma parcela (30%) viu muito valor no fato de terem trabalhado em uma posição não relacionada à TI.
Isso indica que, enquanto alguns ingressam em SI pelo ensino formal, outros têm as carreiras conduzidas para a área ou, por desejo ou estratégia, migram para ela. De acordo com os especialistas do mapeamento, adotar uma diversidade de caminhos de entrada poderia, potencialmente, mitigar a lacuna da força de trabalho, fornecendo uma base de conhecimento mais ampla para as equipes.
(imagem abaixo)
Como você pode ver, o impacto da IA na segurança digital também diz respeito à transformações nas expectativas e nas qualificações necessárias para os profissionais de cibersegurança. Nesse contexto, é imprescindível que as organizações tenham um processo robusto de atração e retenção de talentos, com especial atenção para entender quando a melhor estratégia para garantir mais eficiência às ações está na contratação de um parceiro especializado.
Nossos especialistas estão à disposição para te ajudar a repensar a cibersegurança do seu negócio e ampliar as suas reflexões sobre tendências de segurança cibernética. Vamos agendar uma reunião?