Início » Blog » Tecnologia e segurança: descubra as melhores práticas para adotar o 5G 

Tecnologia e segurança: descubra as melhores práticas para adotar o 5G 

A transformação digital está a todo vapor, com a conexão 5G cada vez mais próxima de se tornar realidade no mundo, com potencial para gerar diversos benefícios para as empresas [1]. Mas não podemos perder de vista os riscos: pesquisadores de segurança da informação  da Purdue University e da Universidade de Iowa, afirmam que há cerca de dez vulnerabilidades embutidas nessa nova conexão, como o rastreamento da localização de vítimas em tempo real, a falsificação de alertas e a desconexão proposital de dispositivos e sistemas.

Transformação digital: Como ter mais segurança na Era 5G

Nós estamos atentos a todos os movimentos dessa nova Era. Às organizações interessadas em transitar por esse novo cenário de alta inovação de uma maneira mais segura, preservando os dados dos clientes e garantindo a continuidade da operação distribuída ou do modelo híbrido de trabalho, sugerimos cinco boas práticas:

  1. Reveja as políticas de segurança da informação e governança de dados

Toda organização deve ter regras claras e padrões bem definidos com relação à proteção dos dados de seu negócio e aqueles que estão em seu poder. Além disso, é preciso ter o apoio de tecnologias que garantam a ampla visão da disponibilidade, da localização e do uso dessas informações no ambiente digital da companhia. Aqui, vale destacar a necessidade de atenção à segurança na nuvem, tendo em vista que o ambiente, quando mal configurado, é uma das principais ameaças aos dados do negócio.

  1. Tenha uma solução de cyber exposure

Trata-se de uma plataforma capaz de avaliar, gerenciar e medir o risco cibernético  de forma holística em toda a superfície de ataque moderna, em tempo real. Na dúvida sobre qual solução escolher, prefira a que ofereça visibilidade sobre o risco cibernético em quatro ambientes: TI (servidor, dispositivo móvel, notebook, desktop e infraestrutura de rede); nuvem (infraestrutura de nuvem, App da web e containers); IoT (sistema de controle industrial e IoT corporativa); e OT (sistemas de computação usados para gerenciar operações industriais).

  1. Gerencie a segurança de rede

Com o gerenciamento ininterrupto da infraestrutura de rede, é possível manter o constante mapeamento dos pontos de exposição, das vulnerabilidades e das ameaças ao ambiente digital da empresa. A ação é muito eficiente, inclusive, quando se trata de identificar a presença de cibercriminosos espiões que invadem o sistema com o objetivo de coletar informações-chave e acompanhar o comportamento dos usuários para, no momento mais oportuno, vazar dados ou sequestrar informações. Com essa atitude proativa, é possível reagir de forma mais rápida e eficaz.

  1. Proteja o wi-fi central

A conexão dos aparelhos entre si, com as pessoas e a internet possibilitada pelo 5G certamente agregará muita facilidade para a rotina das pessoas e das organizações. Mas esse modelo só será seguro se os equipamentos estiverem conectados a um wi-fi central devidamente protegido do cibercrime.

  1. Conscientize a equipe

Nas situações de ciberataque, a presença humana ainda é um ponto sensível, considerando tanto ações acidentais quanto as intencionais. Os criminosos estão atentos a isso e não perdem a oportunidade de praticar o ciberterrorismo por meio de dispositivos, phishing ou sistemas.

Dessa forma, invista em ações de conscientização do time sobre como e porque a segurança da informação deve ser prioridade. Nesse processo de aculturamento, dê especial atenção à identificação do comportamento bystander, o maior risco cibernético de uma organização.

A segurança custa bem menos que a insegurança

Estarão mais preparadas para transitar na Era 5G as organizações que entenderem a segurança da informação (SI) como um serviço e, tão importante quanto, um investimento estratégico para o negócio. Afinal, é muito mais oneroso aderir a ações corretivas diante de uma linha de produção paralisada ou das portas automatizadas trancadas por uma ação do cibercrime. Vale destacar, ainda, que boas práticas em SI tendem a manter as empresas longe de sanções da rígida Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como pure player em segurança da informação, a Etek NovaRed tem os especialistas certos para conduzir ao encontro dos benefícios da quinta geração da rede sem fio.

Tópicos