Migrar dos escritórios para o home office às pressas foi, sem dúvida, uma grande dor de cabeça para as áreas de TI e de negócios de organizações de diferentes portes. A extinção do perímetro, que vem sido discutida há muitos anos, aconteceu como consequência da pandemia da COVID-19. Definitivamente, o perímetro está enterrado.
Além da falta, em muitos casos, de notebooks para os colaboradores, algumas empresas sofreram por não possuírem estruturas seguras para conexão como Redes Virtuais Privadas (VPNs), múltiplos fatores de autenticação e por não estarem habituadas a executar um processo estruturado de patching e atualização de endpoints e dos aplicativos dos usuários.
Para as empresas que contam com um maior nível de maturidade em SI e as que já possuem contratos de Managed Security Services (MSS) bem estruturados, essa migração aconteceu de maneira menos traumática, pelo menos no que tange a cibersegurança.
Tais organizações já mantém constante adequação e uma série de monitorações e procedimentos operacionais que lhes permitem verificar a atualização de máquinas, de antivírus e outras ferramentas de segurança bem como a integridade dos sistemas de segurança da informação e a proteção do ambiente legado, independentemente da localização física do colaborador ou do momento do negócio ou do País. Tudo com garantia de redução de riscos cibernéticos.
É o momento de contratar um serviço de MSS?
Sim. Em decorrência da pandemia, a percepção é de que muitas empresas estão apenas focando as atenções em manter a produção rodando, perdendo a oportunidade de mapear as oportunidades de melhoria na operação e na segurança da organização, que certamente não serão mais as mesmas quando isso tudo passar. Se bem planejada, a contratação de novos serviços e novas ferramentas de tecnologia são excelentes investimentos para preparar a organização para o momento de retomada do mercado. Isso inclui os Serviços Gerenciados de Segurança. É possível implementar o MSS em empresas de qualquer porte, mesmo com toda equipe em home office, de maneira rápida, sem prejuízos às ações do dia a dia e atendendo aos desafios do negócio.
Capacity Planning, uma etapa importante da migração
Os clientes da Etek NovaRed que, assim como muitas organizações que precisaram migrar do trabalho centralizado para o distribuído em um curto espaço de tempo tiveram que observar o capacity planning. Na prática, cada companhia, faz um minucioso mapeamento para entender se os equipamentos utilizados estavam adequados para as necessidades do novo modelo de trabalho. Em alguns casos, se lançou mão do empréstimo de máquinas para que as ações não fossem paralisadas e até que novos equipamentos fossem adquiridos, garantindo a continuidade dos negócios dos clientes. Em casos mais extremos, foram realizadas migrações de call centers inteiros para home office usando conexões seguras (VPNs) e múltiplo fator de autenticação.
Como você pôde ver, os Serviços Gerenciados de Segurança da Informação são uma excelente solução para garantir que o negócio flua normalmente e com um nível controlado de riscos cibernéticos, liberando a equipe interna do cliente para ações estratégias relacionadas a compliance, processos e procedimentos dentro dessa nova realidade, que aumentou muito a superfície de ataque.