Quando o assunto é preservação do meio ambiente, vários tópicos são chamados para a pauta, incluindo o que consumimos e descartamos, como vivemos, trabalhamos e nos locomovemos, entre tantos outros assuntos. E isso inclui a tecnologia. Afinal, a produção e o uso de soluções tecnológicas envolvem, entre outras coisas, a queima de combustíveis, o uso de recursos naturais do planeta e a liberação de gases de efeito estufa na atmosfera.
Por conta desses potenciais danos ao meio ambiente, o setor de segurança da informação, especificamente, também tem sido chamado a contribuir nesse processo de preservação do planeta.
Selo Cyber Green Proof a garantir de equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e preservação da natureza
Cobranças por boas práticas, aliás, já estão em ação, inclusive por meio de institutos como o Cyber Green, que, entre outras coisas, preocupa-se com a sustentabilidade no ambiente de nuvem, inclusive buscando oportunidades para reduzir significativamente a pegada de carbono.
A conquista da certificação Cyber Green Proof dada pelo Instituto é uma comprovação do compromisso de uma organização de cibersegurança com boas práticas de sustentabilidade de uma maneira bastante direcionada. Vale destacar que, como está mencionado no artigo do portal da Associação Espanhola para o Fomento da Segurança da Informação, ISM Forum, o selo pede das integradoras o compromisso com 8 iniciativas:
- Governança – que demanda uma liderança responsável nos aspectos sociais, ambientais e económicos;
- Transparência – sendo clara e acessível às políticas e práticas no domínio da cibersegurança;
- Eficiência energética – implementando medidas de redução do consumo de energia nos sistemas e equipamentos utilizados na empresa para se tornarem neutros em carbono até 2030;
- Economia circular – incorporando o conceito circular do uso de recursos e da geração de resíduos;
- Gestão responsável dos resíduos eletrônicos – adotando práticas responsáveis de gestão dos resíduos gerados pelos serviços e produtos, promovendo, assim, a reciclagem;
- Colaboração e divulgação – participando de pesquisas e melhores práticas com outras empresas e outros grupos de trabalho;
- Padrões sustentáveis – criando assim um ambiente seguro e sustentável no mundo digital; e
- Colaboração na cadeia de suprimentos – avaliando e selecionando fornecedores comprometidos com a sustentabilidade.
NovaRed: uma empresa onde a cibersegurança sustentável já é uma realidade
É com muita satisfação que anunciamos que o SOC (Cyber Security Operations Center) da NovaRed é detentor do selo Cyber Green Proof. Por meio dessa certificação, reforçamos o nosso antigo e constante compromisso de manter a nossa atividade gerando o menor impacto possível no meio ambiente, principalmente no que diz respeito ao uso do nosso SOC.
Naturalmente, fomos em busca dessa conquista para estarmos mais alinhados a leis, normas e exigências do setor. Mas, acima de tudo, porque está em nosso DNA operar com base nas melhores práticas de tecnologia e segurança da informação, sempre em prol da comunidade de TI e SI, do planeta e da sociedade que nele vive.
Adoraríamos te contar como essa nova certificação pode ser útil na nossa missão de auxiliar as empresas a repensarem a cibersegurança de seus negócios. Vamos agendar uma reunião?