Início » Blog » Proteção de dados: três maneiras de garantir uma jornada segura para a nuvem

Proteção de dados: três maneiras de garantir uma jornada segura para a nuvem

Um dos grandes reflexos da pandemia no mundo corporativo foi acelerar a migração das empresas para o ambiente cloud. Somente dessa forma foi possível adaptar a operação para que os colaboradores, cujas funções fossem elegíveis ao home office, pudessem trabalhar de maneira distribuída. Em mudanças bruscas como essa, segurança na nuvem é um dos pontos sensíveis, principalmente se considerarmos que algumas organizações tinham os planos esboçados apenas no papel e algumas foram pegas de surpresa.

Para auxiliar os CISOs a garantir uma jornada mais segura para a nuvem, listamos três medidas importantes:

Configurar a nuvem de maneira adequada

Grande parte dos incidentes que acompanhamos na imprensa, relacionados ao vazamento de dados, está relacionado a nuvem mal configurada. Por isso, recomendamos que a escolha e contratação do provedor desse serviço sempre considere as regras de compliance e esteja alinhada às recomendações da equipe de segurança da organização. Vale destacar que, por contrato, o provedor é responsável apenas pela estabilidade e disponibilidade do ambiente. Isso significa que a privacidade e proteção de dados e aplicações são de responsabilidade de quem contrata o serviço, ou seja, a sua companhia. Em outras palavras, a segurança na nuvem é compartilhada. Então, planeje-se adequadamente para que as urgências diárias do seu negócio não se sobreponham as necessidades de segurança da informação.

Ter visibilidade do ambiente com monitoramento das vulnerabilidades

Outro ponto que compromete a proteção de dados da sua organização é a complexidade multi cloud aliada a falta de estrutura e de automatização no controle do ambiente. Nesses casos, a recomendação é aderir a uma solução que integre e monitore os diferentes tipos de nuvem e todos os ativos que estão alocados nelas. Tudo com base em políticas e regras customizadas de acordo com as necessidades do negócio e da empresa. Essa é a forma mais segura de garantir a visibilidade do nível de segurança da sua organização em diferentes plataformas, inclusive no que se refere a exposição de dados de maneira indevida.

Monitorar o comportamento dos usuários

Para completar a proteção, considere aderir a soluções de tecnologia que lhe permitam, em tempo real, inspecionar o conteúdo da web que está sendo acessado pelos usuários, impedindo a navegação em páginas inadequadas ou que ofereçam risco à segurança. Tudo alinhado às políticas de compliance da empresa e com proteção contra vírus, malware, perda de dados e ataques de phishing. Na prática, uma solução completa, opera como um servidor proxy para o tráfego HTTP, HTTPS, FTP e HTTP. Quando os usuários tentam acessar um recurso da web, seus servidores de web se conectam ao proxy da nuvem, que aplica regras de filtragem, verifica o conteúdo e bloqueia os recursos considerados ameaça. Por meio dessa solução, é possível também identificar e autenticar os usuários.

Organizações produtivas, inovadoras e competitivas já entenderam que precisam migrar a operação para cloud computing. Mas, a agilidade, o dinamismo e a segurança na nuvem, entre outros benefícios prometidos pelo ambiente só serão possíveis com a adoção de soluções adequadas.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse processo, fale conosco.

Tópicos