Você ainda tem dúvidas sobre a importância da proteção contra ameaças cibernéticas no e-mail corporativo? Então, veja esse dado: segundo pesquisa da Proofpoint, 69% das empresas já foram alvo de ransomware relacionado a phishing. Mas o problema não para por aí e se mostra ainda mais grave.
O mesmo estudo mostra que 71% dos usuários assumiram já terem realizado uma ação arriscada, com 96% desse grupo declarando que estavam cientes de que algo poderia dar errado. Essas ações incluíram, por exemplo, clicar em um e-mail de phishing, fazer download de um arquivo desconhecido ou instalar algo em sua máquina.
Isso reforça uma realidade bastante comum e danosa: o ambiente digital de uma organização pode estar ameaçado pela qualidade da segurança de e-mail corporativo. E é, também, sobre isso que vamos falar nesse artigo.
E-mail corporativo: uma potente porta de entrada para ataques cibernéticos
De acordo com dados da Check Point, e-mails maliciosos estão por trás de 90% dos ataques cibernéticos e são responsáveis por entregar 75% dos ransomwares a máquinas, redes e sistemas. Nossa experiência diz que, para ter sucesso nesses ataques, muitos cibercriminosos se valem da engenharia social.
Essa técnica de ataque diz respeito à manipulação psicológica que um criminoso pratica contra uma pessoa para que ela realize ações ou lhe forneça dados confidenciais, incluindo informações pessoais, senhas e/ou credenciais eletrônicas. Em geral, faz isso por meio de e-mails que dão acesso a sites falsos, mensagens instantâneas com links maliciosos ou telefone com conteúdos que caracterizam situações de urgência ou oportunidades imperdíveis e com prazo curto para expirar.
5 boas práticas para garantir a segurança de e-mail corporativo e de todo o ambiente digital da empresa
Muitas vezes, o sucesso dos ataques cibernéticos deve-se à habilidade dos criminosos. Mas, também, pode ter como fonte a baixa maturidade da empresa no quesito segurança cibernética e/ou falha no preparo dos colaboradores. Para evitar esses cenários, recomendamos, pelo menos, a adoção de cinco boas práticas:
1. Conheça amplamente o seu ambiente digital
Só é possível controlar com eficiência o que se conhece. Dessa forma, o primeiro passo para a proteção contra ameaças cibernéticas é mapear e entender quais são os ativos e dados existentes no ambiente digital. Onde estão? Como operam? Para que servem? Quem os gerencia e utiliza?
2. Não perca oportunidades de aprimorar os protocolos de segurança do seu negócio
Uma robusta proteção contra ameaças cibernéticas é composta por soluções de tecnologia, ferramentas, políticas, métodos, processos, equipe qualificada e treinada e parceiros especializados. Tudo alinhado ao potencial de ataque cibernético ao negócio. Se possível, centralize os dados em uma ferramenta de governança, privacidade e proteção de dados, mapeando o fluxo das informações dentro e fora da companhia.
3. Preze pela eficiência na resposta a incidentes
Deve fazer parte das estratégias de proteção contra ameaças cibernéticas a capacidade tecnológica e totalmente automatizada do ambiente digital de responder de forma rápida e precisa aos ataques cibernéticos. Nessa missão, ter um grupo de profissionais capacitados, treinados, certificados e dedicados faz toda a diferença.
4. Invista no treinamento, na capacitação e na conscientização da equipe
A engenharia social, acima citada, evidencia o quanto o fator humano pode ser uma porta de entrada para ataques cibernéticos nas empresas. Às vezes, isso acontece por falta de conhecimento das pessoas, porém, em outros momentos, infelizmente, se dão de maneira intencional. Dessa forma, além de promover treinamentos de capacitação e conscientização do time, invista em ferramentas como as de acesso, gestão de identidades, criptografia, autenticação multifator e Gerenciamento de acesso privilegiado (Privileged Access Management/ PAM).
5. Busque o apoio de parceiros especializados
Na hora de elaborar ou atualizar o seu plano de proteção contra ameaças cibernéticas, busque um parceiro especializado no tema. Nessa busca, prefira aqueles com conhecimento, experiência, capacidade e certificações para executar todo o projeto, do planejamento à implementação e ao gerenciamento, além de aconselhar constantemente sobre novas tecnologias e ameaças. Tudo para mitigar os riscos do seu negócio e apoiar a empresa a ter mais inovação, competitividade e agilidade.
Nós sabemos o quanto pode ser desafiador repensar a cibersegurança do seu negócio. Mas nossos especialistas estão à disposição para te apoiar nessa jornada. Vamos agendar uma reunião?