Início » Blog » Prevenção de ransomware: qual é a ferramenta mais adequada?

Prevenção de ransomware: qual é a ferramenta mais adequada?

Primeiramente o ransomware continua sendo uma das principais ameaças ao ambiente digital de empresas ao redor do mundo, levando as companhias atacadas a riscos financeiros e reputacionais, muitas vezes, difíceis de calcular. Longe de se tornar um risco em extinção, essa ameaça cibernética também tem contado com automação e a inteligência emocional, além de um dinamismo complexo de acompanhar. Somado a isso no entanto, muitas organizações ainda não investem adequadamente no quesito cibersegurança, deixando muitas portas de vulnerabilidades abertas para os criminosos.

Endpoint: a principal portas de entrada de um ataque de ransomware

Não há limites para a criatividade dos cibercriminosos quando o objetivo é acessar os dados e/ ou o ambiente digital de uma organização. O que vemos, porém, é que, na maior parte dos casos, esse acesso se dá por um endpoint. A partir desse ponto, o atacante inicia sua jornada de penetração no ambiente digital até chegar a um local dentro da rede da organização que considere ser rico em informações. Por isso esse acesso criminoso aos dados da companhia também pode acontecer por meio do vazamento de uma credencial privilegiada ou de e-mails de phishing.

Em linhas gerais, trata-se de um ataque que acontece em três etapas:

1. Infecção por meio de links maliciosos, muitas vezes, utilizando técnicas de engenharia social;

2. criptografia de arquivos considerados valiosos e/ou estratégicos para o negócio; e

3. pedido de resgate em troca da entrega de uma chave de criptografia para desbloquear os arquivos “sequestrados”.

Crowdstrike Falcon Intelligence: a eficiente defesa da sua empresa contra o ransomware

Pelos ataques noticiados constantemente, já ficou comprovado que empresas de todos os portes e segmentos estão suscetíveis a um ataque de ransomware. O desafio das organizações também está em proteger o seu ambiente de maneira adequada com constante atenção aos movimentos de profissionalização dos atacantes. 

No mercado, a ferramenta Crowdstrike Falcon Intelligence é a solução de proteção de endpoints perfeita para esse cenário de constante transformação do perfil do comportamento dos atacantes adeptos do ransomware. Ela diferencia-se por:

  • ser equipada com machine learning;
  • detectar e bloquear ransomwares conhecidos e, até mesmo, os ataques de “dia zero” e aqueles que não usam arquivos para criptografar os sistemas atacados;
  • interromper a execução e a propagação da ameaça por meio de vulnerabilidades não corrigidas;

Atualmente para sobreviver aos ataques de ransomware e muitos outros existentes, por isso é importante que as empresas entendam a segurança como um investimento e não um gasto, seja com relação à aquisição de soluções de tecnologia, ao treinamento da equipe ou à contratação de parceiros especializados. Essa precaução é necessária porque nem sempre os ataques acontecem por falta de proteção, mas sim pela agilidade dos criminosos.

Os nossos especialistas em cibersegurança estão à disposição para ajudar o seu negócio a ter uma estratégia totalmente customizada. Vamos agendar uma reunião?

Tópicos