Em um passado não muito distante, na maior parte das organizações, todos os colaboradores cumpriam expediente em um mesmo local físico. Nesse formato, todos trabalhavam na mesma rede e, portanto, a organização tinha um perímetro pré-definido para proteger.
Hoje, com o trabalho híbrido e 100% remoto e soluções em nuvem, cada colaborador usa uma rede para acessar o ambiente da companhia. Essa nova realidade amplia, de maneira significativa, a vulnerabilidade dos ambientes digitais das empresas. E para lidar com essa realidade, um caminho é colocar em prática o conceito Zero Trust.
Quer saber mais sobre o que estamos falando? Então, não deixe de ler esse artigo.
O que é Zero Trust
Na tradução para o português, Zero Trust significa Confiança Zero. Em tecnologia, trata-se de um conceito que guia as ações de proteção de um ambiente digital, partindo do princípio de que deve-se desconfiar de qualquer pessoa e/ou dispositivo que tente acessar a rede da empresa.
Como mencionamos no início do texto, o Zero Trust é interessante porque, hoje, sem as adequadas checagens, é impossível ter certeza sobre quem e/ou o que está tentando acessar uma rede. Além disso, diferentes aplicações têm acesso aos dispositivos e cada endpoint conta com diferentes aplicativos para acessar ambientes e informações.
Como usufruir do Zero Trust de maneira ampla
O conceito Zero Trust é a base da ZTNA (Zero Trust Network Access), que é uma política que reúne um conjunto de aplicativos para permitir o acesso a uma determinada rede. Trata-se de uma camada de blindagem contra ataques e acessos via dispositivos que não são seguros. É, ainda, um caminho para segmentar e mapear os acessos.
Vantagens da ZTNA
É importante destacar que, mesmo operando com base em um conceito de que “ninguém é confiável”, o Zero Trust não agrega complexidade à organização que adere a ele. Na verdade, só gera vantagens, entre as quais destacamos quatro:
1. Flexibilidade na definição da infraestrutura
No conceito Zero Trust não há necessidade de manter dispositivos legados de acesso remoto, como VPNs, por exemplo, substituindo-o por uma ferramenta de acesso 100% via cloud.
2. Melhor experiência do usuário
No ZTNA, não existe a necessidade de retorno do tráfego para o data center. Essa dinâmica se traduz em acesso rápido e eficiente ao aplicativo desejado e, consequentemente, em melhor experiência para os usuários.
3. Otimização no dimensionamento do serviço
Por meio de licenças adicionais, o serviço de ZTNA na nuvem permite que a organização dimensione a sua capacidade de acesso ao ambiente de acordo com suas necessidades contínuas e/ou pontuais.
4. Rápida implementação
Outro diferencial importante do ZTNA é a rapidez na implementação, tendo em vista que o processo pode ser concluído em poucos dias, com o fornecedor executando o trabalho à distância. Algo muito diferente de alguns projetos oferecidos no mercado.
É preciso repensar a cibersegurança
A dinâmica no mundo corporativo mudou e a estratégia da sua companhia para credenciar as pessoas que acessam o seu ambiente digital também precisa ser atualizada.
Nós sabemos o quanto pode ser desafiador repensar a cibersegurança de um negócio. E, por essa razão, estamos à disposição para te auxiliar nessa jornada. Vamos agendar uma reunião?