Início » Blog » Observabilidade em segurança cibernética: o que é e por que usar?

Observabilidade em segurança cibernética: o que é e por que usar?

Na Era do fazer mais com menos, da transformação digital e da disputa acirrada por clientes, as organizações precisam garantir que, inclusive, em seus ambientes digitais haja um monitoramento para garantir que todos os usuários tenham uma boa experiência, enquanto, claro, protegem seus dados de maneira adequada.

Vale destacar que a superfície das empresas se torna maior a cada ano e os riscos cibernéticos aumentam proporcionalmente. E dentro desse cenário é fundamental ter rapidez e eficiência na identificação e correção de inconsistências. Algo que pode ser alcançado com a observabilidade. 

Quer entender do que estamos falando? Então, não deixe de ler esse post.

O que é observabilidade?

A observabilidade é um processo automatizado de cruzamento de dados para identificar e entender, de maneira bastante profunda e detalhada, as possíveis inconsistências na operação de um ambiente digital. Trata-se de uma ação executada em tempo real por uma ferramenta impulsionada por inteligência artificial, tendo como base dados coletados por soluções de monitoramento. 

É uma estratégia para entender de forma rápida, eficiente e precisa a qualidade da integridade e do desempenho de dados, serviços, logs, soluções e recursos, bem como a localização e a causa de possíveis problemas. Saiba, ainda, que é possível garantir a observabilidade da nuvem e em ambientes on-premise.

O que torna a observabilidade uma ação relevante

Quando bem escolhida, implantada e operada, a ferramenta de observabilidade se destaca pela alta capacidade e velocidade que dá às equipes de tecnologia e segurança da informação nos processos de  identificar, analisar, entender e corrigir operações anormais que foram monitoradas. Além disso, quando se tem um monitoramento qualitativo, profundo e amplo, essa visibilidade 360º ainda serve como base para a tomada de melhores decisões com relação à operação e segurança do ambiente.

6 benefícios da observabilidade

  1. contribui para a maturidade da operação, do desempenho e da segurança de um ambiente digital e dos recursos que nele estão;
  2. eleva a qualidade da experiência dos usuários;
  3. fornece informações para a redução de falhas;
  4. prevê problemas, muitas vezes, antes que eles se tornem fatais;
  5. aumenta a capacidade de ação e decisão das equipes de TI e SI;
  6. otimiza os custos com suporte.

A evolução da observalidade

Com o aumento das soluções de tecnologia, o que temos visto é que as ferramentas de cibersegurança têm evoluído para um perfil cada vez centralizador de dados, independentemente da fonte dessas informações. Isso porque, para a eficiência da proteção, é bastante estratégico que todo o tráfego do ambiente digital fique centralizado em um único lugar.

É o monitoramento constante, usando ferramentas de exposição de risco, que ajudam os líderes de negócio, de TI e de SI a entender quais são os pontos de vulnerabilidades da superfície digital. Ter esse olhar, é importante para estabelecer, manter e elevar a maturidade da segurança cibernética do negócio.

Nesse sentido, temos, por exemplo:

  • o Security Information and Event Management (SIEM), que é um excelente curador de atividades no sistema e apontador de atividades suspeitas;
  • o Extended Detection & Respons (XDR), que é uma ferramenta de correlação que monitora e mitiga ameaças; e
  • a Exposure Management, que é a prática de mapear a superfície de ataque, desenvolvendo e aplicando estratégias para lidar com os riscos identificados. 

Como implementar

Todo projeto de observabilidade deve ser iniciado com um plano de monitoramento robusto e customizado de acordo com o ambiente digital de cada organização. Contudo com conhecimento profundo da superfície será mais fácil observá-la.

Esse monitoramento deve prever a integração de ferramentas e processos para garantir o perfeito mapeamento de logs, transações e métricas. Dessa forma, constrói-se um histórico confiável de comportamento, de como os componentes de um ambiente operam juntos, para que a observabilidade possa ser aplicada de maneira mais eficiente.

Quando o assunto é observabilidade, porém, o projeto varia de uma organização para outra, assim como acontece em outras iniciativas de TI e SI. Por isso, é sempre importante que as decisões sejam tomadas com base em orientações de especialistas, e nós estamos à disposição para te ajudar a pensar a cibersegurança do seu negócio. Vamos agendar uma reunião?

Tópicos