O ransomware se tornou a preocupação número um de muitas empresas. E, de acordo com informações de especialistas do Gartner, o custo da recuperação e o tempo de inatividade após um ataque desse tipo, bem como os danos à reputação, podem ser de 10 a 15 vezes maiores do que o valor do resgate solicitado.
O cenário se torna ainda mais desafiador diante de outra realidade: a constante transformação do perfil do comportamento dos atacantes adeptos do ransomware. Tudo isso demanda que empresas de todos os portes e segmentos se mantenham atentas às tendências quanto a evitar ou mitigar a violação de dados.
Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler esse artigo.
Violação de dados: o custo médio global gira em torno de 4,45 milhões de dólares
Em 2023, o custo médio global de uma violação de dados está em torno de US$ 4,45 milhões, um aumento de 15% na comparação com 2020. Vale destacar, porém, que as organizações que usam soluções de segurança da informação com inteligência artificial e automação alcançam economia média de US$ 1,76 milhão .
Os dados são de um estudo da IBM, que mapeou, ainda, que 51% das organizações estão planejando aumentar os investimentos em segurança como resultado de uma violação de dados. As estratégias incluem planejamento e testes de resposta a incidentes (IR), treinamento de funcionários e ferramentas de detecção e resposta a ameaças.
5 vetores de ataques primários muito comuns
A ação dos cibercriminosos está cada vez mais profissionalizada, inclusive com o uso de inteligência artificial e soluções de ataque on-demand. As vias utilizadas por esse atacantes para acessar uma rede ou sistema pode variar, mas o estudo da IBM indica que, em geral, têm sido utilizados prioritariamente cinco meios:
- phishing
- credenciais comprometidas
- configuração incorreta da nuvem
- comprometimento de e-mails comerciais
- erros do sistema
Solução EDR Falcon da Crowdstrike: a eficiente defesa da sua empresa contra o ransomware
A ferramenta EDR Falcon da Crowdstrike é a solução de endpoint que melhor compreende a dinâmica do ransomware, desde os primeiros sinais de sua presença no ambiente digital. Trata-se de uma tecnologia que se diferencia por:
- ter plataforma integrada na qual é possível visualizar as principais ameaças e proteger o ambiente das tentativas de ataque em tempo real;
- ser equipada com machine learning;
- detectar e bloquear ransomwares conhecidos e, até mesmo, os ataques de “dia zero” e aqueles que não usam arquivos para criptografar os sistemas atacados;
- interromper a execução e a propagação da ameaça por meio de vulnerabilidades não corrigidas;
Não tem sido fácil proteger os ambientes digitais contra a ação dos atacantes. Mas a nossa equipe está à disposição para te ajudar a repensar a cibersegurança do seu negócio e estruturar um projeto de cyber security eficiente.