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Infográfico: LGPD – Por onde começar?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor em agosto de 2020 e é preciso saber como a sua empresa está lidando com esse processo e como será iniciado um plano de compliance.

Para te ajudar, elencamos informações importantes para você ter um ponto de partida para entender e atender a essa nova diretriz.

O que é a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados assegura a privacidade aos cidadãos através de regras para coleta, armazenamento e tratamento de dados pessoais.

A quem se aplica?

  • Empresas que coletam ou armazenam dados pessoais de forma digital ou física;
  • Órgãos públicos que tratam dados dos cidadãos; e
  • Em benefício de todos os brasileiros, titulares de dados.

Quais são os dados?

  • Dados pessoais: informações que identifiquem a pessoa natural. Ex.: RG, CPF, Cep, e-mail, histórico de compras etc.
  • Dados sensíveis: informações que identifiquem origem étnica, posição política, orientação sexual, religião e outros informes.

Quais são os deveres das empresas?

  • Estabelecer boas práticas de gestão de Segurança da Informação (S.I.), de acordo com a LGPD;
  • Garantir proteção de dados dos titulares; e
  • Conceder acesso e visibilidade aos titulares, caso haja solicitação por parte deles.

Quais são os direitos dos titulares?

  • Saber como e por que seus dados estão sendo tratados;
  • Visualizar, alterar e solicitar o apagamento dos dados; e
  • Autorizar ou não o compartilhamento dos dados.

Quais são as penalidades aplicadas pela LGPD?

  • Multas que podem chegar a R$ 50M ou até 2% do faturamento da empresa, por infração;
  • Modificações na operação; e
  • Publicização do incidente.

Como iniciar um Plano de Compliance?

  • Implantar um programa de Gestão de Privacidade;
  • Implantar um sistema de descobrimento, mapeamento e gestão de dados;
  • Ajustar os termos jurídicos, se necessário; e
  • Rever o programa de Proteção de Dados da organização.

 

 

A Etek NovaRed possui analistas capacitados para te auxiliar nesse processo de conhecimento, mapeamento e consolidação. Veja como não conformidade com a Lei pode acarretar da à imagem da marca.

 


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