Início » Blog » Compartilhamento de dados: a ação que impulsiona a transformação digital e o seu negócio

Compartilhamento de dados: a ação que impulsiona a transformação digital e o seu negócio

Sabemos que, durante a coleta de informações de pessoas que têm alguma relação com a empresa, nem todo dado coletado é necessário, certo? Adicione a isso o fato de que algumas dessas informações que estão em poder do seu negócio podem ser consideradas sensíveis aos olhos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em conjunto com a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e, portanto, comprometer a reputação da organização em caso de vazamento ou uso indevido.

Contudo, não basta ter dados de qualidade e gerenciá-los. É preciso identificar as melhores oportunidades de KPIs por trás dessas informações, como por exemplo o compartilhamento de dados, desde que ele seja feito com segurança. E esse é um passo a ser considerado pelo CDO do seu negócio. Aliás, esse profissional já faz parte da sua organização?

CDO: quem é esse profissional?

A sigla CDO significa Chief Digital Officer. Esse profissional, que muitas vezes pode ter as funções confundidas com a de um Diretor Digital, tem a missão de elevar a eficiência da operação por meio de métodos, processos e ferramentas de transformação digital.

Na percepção de Andrew White, Distinguished VP Analyst do Gartner, “toda organização que deseja ter uma cultura orientada a dados em que informações e análises conduzem a excelência na tomada de decisões, precisa de um CDO”. Os especialistas da consultoria reforçam, ainda, que “os CDOs que lideram ou estão fortemente envolvidos em iniciativas de transformação digital são excepcionais na geração de valor.”

Compartilhamento de dados como KPI de grande valor para o negócio

Hoje, boa parte da energia dos líderes de dados e analytics se mantém concentrada na qualidade dos dados e no adequado uso dessas informações, bem como no ROI da área. Porém, outro fator tem ganhado cada vez mais relevância: os KPIs, ou seja, os indicadores-chave de desempenho que revelam se uma ação está alcançando seus objetivos e agregando valor ao negócio.

Nesse sentido, o compartilhamento de dados tem se mostrado como um KPI muito valioso, tendo em vista que ele tem o poder de potencializar a transformação digital, elevar a capacidade competitiva da organização e aumentar os resultados do negócio. De acordo com dados do Gartner, até 2023, as organizações que promovem o compartilhamento de dados irão superar seus pares na maioria das métricas de valor de negócios.

Os especialistas da consultoria alertam que a mentalidade tradicional “não compartilhe dados a menos que” deve ser substituída por “deve compartilhar dados a menos que”. E nós completamos a frase: compartilhe dados a menos que não haja segurança.

Três soluções para elevar a privacidade e proteção de dados no compartilhamento das informações

Acreditamos que nenhuma organização está interessada em ficar de fora de qualquer movimento que potencialize a expansão do negócio. Então, caso a estratégia inclua o compartilhamento de dados, sugerimos incluir no processo:

  1. Monitoramento e visibilidade da atividade do usuário

Crie e implemente políticas de acesso às informações por meio de soluções de tecnologia, considerando a função do colaborador e o nível de privacidade do dado. Esse mecanismo deve ser equipado com um alerta de segurança da informação, que comunicará às pessoas competentes em caso de fluxos inconsistentes ou exfiltração de informações confidenciais ou estratégicas por e-mail, impressoras, aplicativos em nuvem ou mídias removíveis.

  1. Análise de risco e comportamento

Hoje, há soluções específicas para que uma organização possa se equipar com um recurso tecnológico que tem a capacidade de cruzar o comportamento dos usuários da rede com informações sobre eventos e incidentes de segurança para, com base no resultado dessa combinação, remodelar – se necessário – a análise de risco que o colaborador em questão oferece à empresa. Isso, sem interferir na experiência dos usuários no ambiente.

  1. Criptografia

Ambientes digitais e soluções de tecnologia que tenham a função de criptografia também são uma camada a mais na jornada de privacidade e proteção de dados. Assim, promove-se o compartilhamento seguro de dados ou bloqueios de acordo com políticas internas, além de fazer com que pessoas estranhas ao ambiente se deparam com os dados codificados.

Com a tecnologia evoluindo a todo vapor e os cibercriminosos se profissionalizando em uma velocidade ainda maior, não é fácil se decidir pela solução de tecnologia mais alinhada às necessidades do negócio. Mas nós sabemos como te ajudar nesse processo, com sugestões customizadas. Vamos bater um papo?

Tópicos