Disciplina muito relevante para uma robusta governança corporativa, a Gestão de Identidade e Acesso (IAM) não é um tema novo, mas ainda preocupante. Isso porque, constantemente, ainda temos notícias de organizações que não têm obtido sucesso nessa missão por falta de processos maduros, dificuldades financeiras para adquirir as ferramentas adequadas e/ou falta de mão de obra interna que esteja qualificada para implementar e executar o projeto.
Diante da persistência dessa baixa maturidade digital dos sistemas corporativos, elaboramos esse artigo para te ajudar a refletir sobre o que ainda pode ser melhorado na proteção do ambiente digital da sua organização.
O que é Gestão de Identidade e Acesso?
A Gestão de Identidade e Acesso (IAM) é um conjunto de políticas, processos e tecnologias que garantem que os recursos de TI de uma empresa só sejam acessados por pessoas e/ou sistemas que tenham prévia autorização. Essa precaução visa proteger ambientes e dados digitais de ciberataques com credenciais válidas.
Aumentos nos ciberataques: estudo da IBM
De acordo com o estudo Threat Intelligence Report da IBM, houve um aumento de 71% nos ciberataques com credenciais válidas – roubadas ou comprometidas -, demonstrando uma evolução nas táticas dos cibercriminosos. Esses ataques, que são difíceis de detectar, geralmente exploram falhas em práticas de segurança e em políticas de acesso desatualizadas, permitindo que invasores ajam de dentro dos sistemas como se fossem usuários legítimos.
Soluções IAM: como elas mitigam ciberataques com credenciais válidas
Dados como o do relatório da IBM acima citado ressaltam a urgência da adoção de soluções IAM eficientes para fortalecer a segurança da informação e mitigar ciberataques com credenciais válidas. Veja alguns exemplos dessas ferramentas:
- Autenticação e Autorização Rigorosas – IAM permite a implementação de autenticação multifator (MFA) e outras verificações robustas que dificultam o acesso indevido, mesmo que credenciais sejam comprometidas;
- Gerenciamento de Acesso Baseado em Funções (RBAC) – define quem tem acesso a o que, com base nas funções dentro da empresa, garantindo que apenas as pessoas autorizadas acessem determinadas informações;
- Monitoramento e auditoria continuamente – IAM facilita o monitoramento de atividades suspeitas e a auditoria regular dos acessos, ajudando a identificar e mitigar ameaças rapidamente; e
- Resposta rápida a incidentes – com políticas bem definidas de IAM, as empresas podem reagir rapidamente a potenciais violações, revogando acessos comprometidos e impedindo a escalada de ataques.
Desde o início de 2024, a NovaRed mantém parceria com a E-Trust, empresa brasileira em Gestão de Identidade e de Acessos (IAM). A iniciativa reforça o nosso portfólio de serviços e reafirma o nosso constante compromisso de apoiar as empresas na jornada de superação de desafios no ambiente digital com soluções eficazes e financeiramente acessíveis.
Nossa equipe está preparada para ajudá-lo a encontrar os serviços e soluções mais adequadas às particularidades do seu negócio e repensar as melhores maneiras para que a segurança digital seja parte do dia a dia da companhia. Vamos agendar uma reunião?