A autenticação multifator garante que uma pessoa só tenha acesso a uma plataforma, um sistema ou um aplicativo após confirmar sua identidade mais de uma vez. Essa ação preventiva gera benefícios tanto para empresas quanto para seus colaboradores e clientes. Tradicionalmente, essa tecnologia é baseada em um servidor local. Porém, como era de se esperar, já há versões dela operando em segurança na nuvem. É sobre isso que vamos falar neste post.
Tecnologia e segurança: grandes inovações nos aguardam na nuvem
Um dos reflexos da pandemia foi o distanciamento social. Essa realidade impulsionou pessoas e empresas para cloud computing, fazendo com que o conceito cloud-first desse lugar ao cloud-only, como destacou nosso Country Manager, Rafael Sampaio, em seu blog no IT Forum. Ou seja, agora os projetos tecnológicos só saem do papel se forem nativos da nuvem. Faz mais sentido que todas as iniciativas que os protegem estejam por lá também, não é mesmo?
Cinco benefícios da autenticação multifator na nuvem
Com o trabalho híbrido sendo apontado como uma das principais tendências para 2021, a autenticação de multifator é a segurança que uma empresa precisa nessa realidade de pessoas acessando e transacionando dados corporativos a qualquer hora e de qualquer lugar. Em cloud computing, a eficiência dessa tecnologia só aumenta, tendo em vista que usufrui-se de todos os benefícios já conhecidos do ambiente, como:
- Redução de custos operacionais
Com soluções na nuvem, as organizações reduzem seus custos com infraestrutura física. Isso inclui aquisição, armazenamento, atualização e manutenção de equipamentos e softwares.
- Otimização da mão de obra
Sem equipamentos físicos para serem geridos, as equipes de TI e SI da organização têm mais disponibilidade de tempo para focar em ações estratégicas do negócio.
- Escalabilidade
Em cloud computing, é possível aumentar e reduzir recursos, de acordo com as necessidades da operação e do negócio.
- Disponibilidade
Todo ativo que opera em computing pode passar por reparo, manutenção ou substituição sem afetar a operação.
- Segurança
Com um ambiente bem configurado, é possível ter segurança na nuvem, seja na versão pública, privada ou híbrida. O caminho fica ainda mais tranquilo quando existe a união entre mão de obra qualificada com Serviços Gerenciados de Segurança.
O futuro é a nuvem. Não há mais volta com relação a isso. Lá existem grandes oportunidades para todos, mas riscos apenas para aqueles que não entendem a segurança da informação como parte da estratégia do negócio. Vamos conversar mais sobre esse tema?