O risco de ataques cibernéticos é sempre maior quando não há o comprometimento dos usuários com a segurança da informação. Isso pode ocorrer pelo simples comportamento de um profissional em usar senhas básicas, como iniciais do nome e data de nascimento, o que ainda é muito comum e aumenta a chance de uma invasão.
Do lado da empresa, a equipe de TI tem um grande desafio: encontrar o equilíbrio entre segurança dos dados e conveniência. Ao adotar uma postura radical nas medidas de acesso aos dispositivos e a rede, acaba comprometendo a experiência do usuário. Já se deixar o usuário com acesso fácil aos sistemas, compromete a proteção dos dados, aumentando a possibilidade ataques cibernéticos.
Uma maneira de resolver esta equação é por meio do uso de sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional. Ao combinar Inteligência Artificial e Machine Learning a tecnologia de motores de neurais é possível criar um controle de autenticação que reconheça padrões comportamentais dos usuários, parametrizando melhor os possíveis acessos de usuários mal intencionados.
Para que você entenda mais sobre o funcionamento e a importância da autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial, a Etek NovaRed junto com a RSA está disponibilizando gratuitamente um infográfico com mais informações. Basta fazer o download e tomar as medidas necessárias para manter os dados da sua organização protegidos. Baixe agora o infográfico abaixo!