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A integração entre a segurança da informação e o Marketing em 2022

Assim como vem ocorrendo, aos poucos, em anos anteriores, a segurança da informação e marketing tendem a se tornar ainda mais importantes em 2022, e nos tempos futuros.

A sociedade está conectada aos mais diversos equipamentos eletrônicos, desde celulares e tablets, até computadores de uso pessoal e profissional.

Com a implementação de equipamentos que permitem a automação residencial, como os assistentes pessoais acionados por voz, e aparelhos de som e televisores ligados à internet, a segurança da informação se torna ainda mais imprescindível.

Tudo isso abre um amplo leque para que as empresas que trabalham na área de Marketing digital passem a incluir novos softwares para garantir não só a segurança dos usuários, mas também das próprias empresas, tendo oportunidades de negócio mais seguras.

Home office reforça necessidade de segurança

A mudança de paradigma profissional de diversas áreas tomou novos contornos e formas, principalmente nos últimos anos, com uma pandemia mundial e o aumento de volume de dados por causa da implementação do home office em diversas empresas.

O setor comercial passou a atender os clientes de forma remota, e o desenvolvimento de plataformas digitais para alcançar o público-alvo demanda diversas ferramentas de acesso à internet, entre os quais:

  • Blogs empresariais;
  • E-mail marketing;
  • Lojas virtuais;
  • Redes sociais;
  • Sites corporativos.

As empresas que trabalham com Marketing de Conteúdo, para garantir a presença dos usuários de internet nas mais diferentes plataformas, precisam – continuamente – investir em ferramentas que mantenham todos os dados seguros.

Essa proteção é essencial para garantir a manutenção do empreendimento comercial, assim como a confiança dos clientes.

Por isso o sigilo é uma prioridade e a segurança da informação deve estar atrelada a qualquer ferramenta de divulgação nos meios digitais.

Aliás, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) está em vigor desde 2020, em que as empresas se tornaram as principais responsáveis pela segurança dos dados dos usuários, tendo em vista a alta coleta de informações para compras e melhor segmentação de negócios.

Dessa forma, é preciso contar com parcerias empresariais que garantam a proteção dos dados de maneira adequada, conforme estabelece a legislação vigente, e todas as responsabilidades que ela acarreta.

Marketing personalizado e com aval do consumidor

A divulgação em massa se torna cada vez mais personalizada, principalmente a partir do momento que as empresas passaram a investir em estratégias de Inbound Marketing, em que o próprio cliente procura pelos estabelecimentos comerciais.

Isso ocorre com o uso das ferramentas disponibilizadas pela própria internet, como os já citados blogs e envio de e-mail marketing.

Também conhecido como marketing de atração, essa estratégia é uma forma segura de garantir os dados de pessoas que realmente se importam com uma marca, um produto ou um serviço disponível no mercado consumidor.

Dentro do funil de vendas proposto pelo inbound marketing, os consumidores passam por toda a jornada de compra, seguindo 4 pontos específicos, que são:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Retenção.

Para cada ponto é preciso oferecer ao lead, como são chamados os potenciais clientes, a opção da pessoa disponibilizar os dados – o que deve se dar de forma espontânea -, conforme as iscas deixadas pelas empresas.

Isso pode ocorrer por meio de distribuição de e-books, disponibilidade de landing pages atrativas, ou mesmo por meio de parcerias empresariais, como o compartilhamento de guest posts em sites relacionados a um produto ou serviço.

A produção de materiais está voltada para o marketing digital de forma significativa. E a segurança dos dados está no armazenamento das informações dos internautas e clientes em “cofres virtuais” que não devem ser disponibilizados sem o consentimento dos usuários.

Ou seja, é preciso lembrar que a LGPD está em vigor e as empresas podem ser consideradas culpadas caso haja qualquer tipo de vazamento.

Sendo assim, a segurança da informação não só irá prevenir roubos de dados e perdas para empresas e clientes, mas também pode servir como um elemento de divulgação a ser explorado pelo marketing digital, confirmando que os cuidados tomados evitam qualquer tipo de golpe por parte de pessoas mal intencionadas.

Exploração das redes sociais de forma eficiente

Até mesmo as plataformas que reúnem os mais variados tipos de consumidores devem ser trabalhadas de forma apropriada.

A publicação de anúncios nas redes sociais faz parte do planejamento de muitas empresas, como o Twitter Ads, em que a disponibilidade de textos curtos atrai clientes e direciona, por meio de links, para as lojas virtuais e marketplaces nos quais as empresas estão instaladas.

Mesmo sendo algo público, pois como o próprio nome entrega, é uma rede social, as empresas devem tomar cuidado com a captação de dados dos clientes, e como isso é trabalhado.

Por isso, as empresas precisam encarar, desde sempre, tudo que a tecnologia oferece, para o bem e para o mal, e reforçar a equipe de T.I. (Tecnologia da Informação), para garantir que os dados dos clientes estejam seguros.

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