Pelo menos 86% das empresas de todo o mundo sofreram alguma ameaça cibernética em 2022, de acordo com a 6ª edição do Índice Global de Proteção de Dados (GDPI), encomendado pela Dell Technologies e divulgado pelo TI Inside. O dado é um alerta para que as organizações reforcem as suas infraestruturas de TI com soluções de cibersegurança, como a DLP. Isso, tanto para se resguardar de prejuízos financeiros quanto operacionais e reputacionais.
Quer saber como e por que? Então, não deixe de ler esse post.
DLP: o que é?
A sigla DLP origina-se de Data Loss Prevention ou, na tradução para o português, Prevenção de Perda de Dados. Na prática, trata-se de um software criado para proteger informações estratégicas de um ambiente digital corporativo, evitando que elas sejam acessadas, roubadas, corrompidas, alteradas ou compartilhadas por pessoas não autorizadas, ou seja, invasores. Algo muito importante nos dias de hoje. Afinal, todos sabemos que as informações de uma companhia estão diariamente sujeitas a ameaças internas e externas
Como o DLP funciona
Desenvolvido para criar e implementar políticas e regras de cibersegurança, um software de DLP eficiente é capaz de, em tempo real, mapear, identificar e monitorar gaps, riscos e ameaças relacionadas à cibersegurança do ambiente digital de uma organização. Faz isso gerenciando o fluxo de entrada, trânsito e saída de dados na rede, seja em arquivos, aplicações ou endpoints. Por meio dele é possível, inclusive, detectar a presença de malwares.
Forcepoint: uma eficiente opção de DLP existente no mercado
Especialista em segurança cibernética, a NovaRed tem em seu portfólio produtos que acompanham as principais tendências e inovações de acordo com cada caso de uso. A solução de DLP da Forcepoint tem a capacidade de cruzar o comportamento dos usuários da rede com informações sobre eventos e incidentes de segurança para, com base no resultado dessa combinação, remodelar – se necessário – a análise de risco que o colaborador em questão oferece à empresa. Isso, sem interferir na experiência dos usuários no ambiente.
A solução, que sempre esteve em destaque, ganhou ainda mais relevância nesse momento em que as equipes estão trabalhando de maneira remota ou híbrida, o que exige que as ações de cibersegurança estejam centradas no comportamento do ser humano
Organizações de todos os portes e segmentos interessadas em proteger suas informações, em ter ações de cibersegurança mais robustas, ampliar as políticas de privacidade e estar em conformidade com leis e regulamentações devem considerar aderir a uma solução de DLP.
Se esse é o caso do seu negócio, nossa equipe de especialistas está à disposição para esclarecer as suas dúvidas e oferecer as melhores orientações nessa jornada rumo ao fortalecimento da maturidade digital da sua organização. Vamos agendar uma reunião?